Viver sem ter noção daquilo que se passa com o nosso dinheiro é algo preocupante, ainda mais quando lutamos para alavancar o nosso negócio, trabalhamos para atingir metas, mas nunca conseguimos bater.
Existem pessoas que não sabem nem quanto ganham, isso porque não tem controlo das suas finanças e não possui uma boa educação financeira.
Na dica de hoje vou indicar alguns passos simples que poderão ajudá-lo na sua gestão de certeza.
Vou ensinar o passo-a-passo para que possas gerir o seu negócio. Imagine que trabalhas com vendas de água e por dia compras 100 garrafas pra revender.
Passo 1
Primeiramente deves estipular uma boa margem de lucro (exemplo +/- 25%) de forma que não seja tão caro para o consumidor final e consigas pagar todas as despesas como deslocação, alimentação, entre outras, sem prejuízo.
Passo 2
- O segundo passo a seguir será em cada dia que fazes as vendas, deves separar o seu dinheiro da seguinte forma:
- 1 Separar 80% para voltares a realizar as novas compras
- 2 Separar 5% para as despesas correntes (deslocações, lanche, etc)
- 3 Separar 10% para ser o seu salário mensal
- 4 Separar 5% para ser a sua reserva de emergência ou sua poupança.
Passo 3
O terceiro passo é criares uma conta bancária para realizar depósitos dos seus ganhos e ganhares o hábito de faze-los com frequência.
Passo 4
O quarto e último passo é teres um bloco de anotações onde deves registar todas as compras, vendas e os ganhos antes de depositar para poderes no final de mês fazer as contas e saber qual o seu fluxo de caixa mensal.
Aplicando essa técnica ao final dos primeiros seis mês terás um negócio auto sustentável com perspetivas de crescimento.
Espero que essa dica lhe ajude de alguma forma.
Saiba como ter mentalidade de rico: https://dicasdefinancasenegocio.com/como-ter-mentalidade-de-rico/
Qual é a melhor forma de planejar a sua vida financeira: https://dicasdefinancasenegocio.com/como-planejar-a-sua-vida-financeira/
Como mudar os seus hábitos e ser mais produtivo: https://dicasdefinancasenegocio.com/como-mudar-seus-habitos-e-ser-produtivo/